Vi um vídeo esses dias sobre a relação entre estresse e pele que ficou martelando na minha cabeça.
Foi um domingo à noite, eu tinha acabado de voltar de uma trilha, tentando relaxar um pouco antes da semana virar de novo, e caiu esse vídeo na timeline. Não lembro nem o nome de quem falava.
A pessoa comentava que cortisol alto por muito tempo deixa a barreira da pele mais fina, mais sensível, e por isso ela reage mais fácil a qualquer coisa. Não sei se é bem assim cientificamente, mas fez sentido pra mim.
Porque eu tô nessa há uns 2 meses. Home office, prazo curto em cima de prazo curto, reunião atrás de reunião, e nesse mesmo período o pescoço e a dobra do braço pioraram bastante. Principalmente de noite, antes de dormir, é quando mais coça.
Aí fica aquela dúvida que acho que várias pessoas aqui já devem ter passado: é o estresse que piora a pele, ou é a pele ruim que me deixa mais estressada e sem dormir direito, e aí o ciclo só continua. Não sei mais qual vem primeiro.
O que fiz até agora foi trocar sabonete e amaciante de roupa por conta própria, meio no achismo mesmo, sem constância nenhuma. Melhorou um pouco no começo, mas não ficou estável, às vezes piora do nada de novo.
Já comprei uns 4 ou 5 hidratantes diferentes tentando achar um que segure a pele à noite, e sinceramente não sei mais qual ajudou de verdade ou se foi só coincidência de dia bom.
O que ficou do vídeo pra mim não foi solução mágica nenhuma, foi mais a ideia de separar as duas coisas — cuidar do sono e do estresse de um lado, e cuidar da pele em si do outro, em vez de esperar que uma resolva a outra sozinha.
Ainda não consegui aplicar isso direito na prática, confesso kkkk
Fico com vergonha quando o pescoço fica vermelho numa reunião por vídeo, então qualquer coisa que ajude a entender o que tá acontecendo já vale pra mim.
Pessoal, alguém aqui já percebeu essa relação entre a rotina mais pesada e a pele piorando à noite?